Programa
Como funciona?
O PM é implementado com o apoio de Mentores-Estudantes (que estão a frequentar anos mais avançados da licenciatura em Psicologia) e Mentores-Docentes da EPCV que, em regime de voluntariado, de acordo com os seus conhecimentos e experiências no contexto académico, apoiam os novos estudantes (Mentorandos), no sentido de facilitar a sua integração e adaptação à Universidade e ao Curso.
Os Mentores-Estudantes e os Docentes Responsáveis assumem funções diferentes.
Os Mentores-Estudantes estarão disponíveis para os seus Mentorandos de forma a dar resposta às questões relativas à sua integração. Adicionalmente irão também realizar atividades de grupo com o objetivo de promover a integração social.
Os Docentes Responsáveis têm a seu cargo a coordenação do PM e as atividades de reflexão e desenvolvimento pessoal que ocorrerão após cada uma das atividades entre Mentorandos e Mentores-Estudantes.
Acolhimento
- Na primeira semana de aulas, os Mentores terão a oportunidade de se apresentar e ficará ao critério de cada Mentorando escolher o Mentor-Estudante com o qual quer vir a estabelecer um vínculo ao longo do ano letivo;
- Ao longo do ano letivo os estudantes poderão ainda vir a participar em algumas das atividades propostas e, nesse momento, integrar o programa
Reconhecimento/incentivo aos Mentores-Estudantes
- A colaboração dos Mentores-Estudantes, ao longo de todo o ano letivo, será reconhecida no Suplemento ao Diploma de finalização da licenciatura. Para que esse reconhecimento aconteça, é necessário que os Mentores-Estudantes colaborem durante todo o ano letivo e realizem os relatórios de acompanhamento/avaliação do PM.
- A colaboração dos Mentores-Estudantes, ao longo de todo o ano letivo, será reconhecida no Suplemento ao Diploma de finalização da licenciatura. Para que esse reconhecimento aconteça, é necessário que os Mentores-Estudantes colaborem durante todo o ano letivo e realizem os relatórios de acompanhamento/avaliação do PM.
Para que esse reconhecimento aconteça, é necessário que os Mentores-Estudantes colaborem durante todo o ano letivo e realizem os relatórios de acompanhamento/avaliação do PM.
Avaliação do PM
- Avaliação do PM junto dos Mentorandos (a realizar no final do ano) através da aplicação de medidas formais para a avaliação da adesão e funcionamento do PM (ex. perceção de suporte social, vivências académicas, bem-estar e ajustamento social; identificação de potencialidades/benefícios e de obstáculos à adesão ao PM; identificação de necessidades, recolha de sugestões para ações futuras, etc.);
- Avaliação do PM junto dos Mentores-Estudantes (a realizar a meio e no final do PM) através da aplicação de medidas formais para a avaliação do funcionamento e satisfação da participação no PM durante o 1ºano (ex. identificação de potencialidades/benefícios e de obstáculos à adesão, próprios e dos estudantes; identificação de necessidades e definição de estratégias para implementação futura.)