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universidade lusófona

Programa

Como funciona?

O PM é implementado com o apoio de Mentores-Estudantes (que estão a frequentar anos mais avançados da licenciatura em Psicologia) e Mentores-Docentes da EPCV que, em regime de voluntariado, de acordo com os seus conhecimentos e experiências no contexto académico, apoiam os novos estudantes (Mentorandos), no sentido de facilitar a sua integração e adaptação à Universidade e ao Curso.

Os Mentores-Estudantes e os Docentes Responsáveis assumem funções diferentes.

Os Mentores-Estudantes estarão disponíveis para os seus Mentorandos de forma a dar resposta às questões relativas à sua integração. Adicionalmente irão também realizar atividades de grupo com o objetivo de promover a integração social.

Os Docentes Responsáveis têm a seu cargo a coordenação do PM e as atividades de reflexão e desenvolvimento pessoal que ocorrerão após cada uma das atividades entre Mentorandos e Mentores-Estudantes.

Acolhimento

  • Na primeira semana de aulas, os Mentores terão a oportunidade de se apresentar e ficará ao critério de cada Mentorando escolher o Mentor-Estudante com o qual quer vir a estabelecer um vínculo ao longo do ano letivo;
  • Ao longo do ano letivo os estudantes poderão ainda vir a participar em algumas das atividades propostas e, nesse momento, integrar o programa

Reconhecimento/incentivo aos Mentores-Estudantes

  • A colaboração dos Mentores-Estudantes, ao longo de todo o ano letivo, será reconhecida no Suplemento ao Diploma de finalização da licenciatura. Para que esse reconhecimento aconteça, é necessário que os Mentores-Estudantes colaborem durante todo o ano letivo e realizem os relatórios de acompanhamento/avaliação do PM.
  • A colaboração dos Mentores-Estudantes, ao longo de todo o ano letivo, será reconhecida no Suplemento ao Diploma de finalização da licenciatura. Para que esse reconhecimento aconteça, é necessário que os Mentores-Estudantes colaborem durante todo o ano letivo e realizem os relatórios de acompanhamento/avaliação do PM.

Para que esse reconhecimento aconteça, é necessário que os Mentores-Estudantes colaborem durante todo o ano letivo e realizem os relatórios de acompanhamento/avaliação do PM.

Avaliação do PM

  • Avaliação do PM junto dos Mentorandos (a realizar no final do ano) através da aplicação de medidas formais para a avaliação da adesão e funcionamento do PM (ex. perceção de suporte social, vivências académicas, bem-estar e ajustamento social; identificação de potencialidades/benefícios e de obstáculos à adesão ao PM; identificação de necessidades, recolha de sugestões para ações futuras, etc.);
  • Avaliação do PM junto dos Mentores-Estudantes (a realizar a meio e no final do PM) através da aplicação de medidas formais para a avaliação do funcionamento e satisfação da participação no PM durante o 1ºano (ex. identificação de potencialidades/benefícios e de obstáculos à adesão, próprios e dos estudantes; identificação de necessidades e definição de estratégias para implementação futura.)