OS MENTORES
 

Mariana Claro

Mariana Claro - Coordenadora Mentora

a22301744@alunos.ulht.pt
Soraia Bragança

Soraia Bragança - Coordenadora Mentora

a22301875@alunos.ulht.pt
Ana Catarina Silva

Ana Catarina Silva

a22106153@alunos.ulht.pt
Anna Vieira

Anna Vieira

a22102328@alunos.ulht.pt
Catarina Lourenço

Catarina Lourenço

a22102493@alunos.ulht.pt
Cláudia Peres

Cláudia Peres

a22103254@alunos.ulht.pt
Cláudia Vaz

Cláudia Vaz

a22103617@alunos.ulht.pt
Daniela Santos

Daniela Santos

a22103970@alunos.ulht.pt
Gianni Antunes

Gianni Antunes

a22207110@alunos.ulht.pt
Giselle Braga Artigas

Giselle Braga Artigas

a22100861@alunos.ulht.pt
Inês Grácio

Inês Grácio

a22104590@alunos.ulht.pt
João Correia

João Correia

a2102444@alunos.ulht.pt
Layba Gulzar

Layba Gulzar

a22205875@alunos.ulht.pt
Maria Cunha

Maria Cunha

a22108147@alunos.ulht.pt
Mariana Cabral

Mariana Cabral

a22204367@alunos.ulht.pt
Mariana Leitão

Mariana Leitão

a22202999@alunos.ulht.pt
Nuno Motta

Nuno Motta

a22102451@alunos.ulht.pt
Raquel Pereira

Raquel Pereira

a22102322@alunos.ulht.pt
Rita Garcia

Rita Garcia

a22107563@alunos.ulht.pt

Testemunhos dos mentores

  • Erasmus

    Inês Grácio

    Realizei a minha experiência de Erasmus no 1° semestre do 2° ano, onde tive a oportunidade de conhecer Madrid, Espanha! Esta vivência possibilitou-me o conhecimento de uma nova cultura a longo prazo e a ampliar, desenvolver, novas perspetivas globais face a área de Psicologia. Esta aventura deu-me a oportunidade de conhecer novos alunos, pessoas e profissionais na área fantásticos e de desenvolver diversas capacidades das quais especialmente a adaptabilidade e a comunicação intercultural, sendo as mesmas importantes para o futuro tanto pessoal como profissional.

  • Anna Vieira

    O Programa Mentorado foi uma incrível oportunidade para mim como mentora e também como mentoranda. Através dele, pude partilhar meus conhecimentos e experiências, ao mesmo tempo em que recebia suporte e orientação valiosos. Durante momentos desafiadores da faculdade, o PM foi uma verdadeira ajuda, pois meus mentores me proporcionaram apoio emocional e académico. Sou grata por essa experiência enriquecedora que me impulsionou a superar obstáculos e que irá me ajudar, de alguma forma, a me tornar uma melhor profissional futuramente

  • Estágios de Observação

    Inês Grácio

    Durante o meu 2° ano realizei um estágio observacional na área de Neuropsicologia, a qual permitiu o melhor aprofundamento da área relacionada com a avaliação e reabilitação neuropsicológica, onde tive a oportunidade de conciliar e observar a matéria teórica dada nas aulas a ser aplicada de forma prática e realizar tal associação. Também me possibilitou o contacto com profissionais na área e uma melhor compreensão do raciocínio e lógica que ocorre em prol da realização de uma atividade ou aplicação de testes.

  • Mariana Claro

    O PM é um projeto de louvar que ajudou a fazer da UL uma segunda casa! Enquanto mentoranda, o apoio que recebi da minha mentora foi imprescindível e facilitou muito a minha adaptação ao ensino superior, bem como todas os laços duradouros que se criaram. Enquanto Mentora, a importância e o significado de puder ajudar alguém e retribuir o que foi feito por nós, é uma missão muito gratificante. O programa foi muito importante para o meu desenvolvimento pessoal e fez-me desenvolver competências como a empatia, organização, liderança e aumentou muito os meus níveis de motivação académica, de bem-estar e o meu autoconceito. O PM abriu-me portas para participar em projetos de investigação sobre a evidência científica dos programas de Mentorado, deu-me asas para voar e para realizar os meus sonhos. A minha participação neste projeto tem sido uma experiência muito gratificante e enriquecedora, de onde levo muitas aprendizagens e amizades para a vida. Às docentes coordenadoras, deixo o meu sentido e profundo obrigada por toda a sua dedicação, carinho e preocupação com o bem-estar dos alunos.

  • Cláudia Peres

    Parece-me que a base fundamental do curso de Psicologia é a relação humana, sendo que, a meu ver, não existe nada de mais humano do que a ajuda ao próximo. O projeto de mentorado tem em si este pressuposto.  Além do mais, tem como coordenadoras duas professoras brilhantes, dedicadas e acima de tudo muito humanas na sua interação com os alunos. Eu tenho o privilégio de ter sido uma mentoranda muito acarinhada. Apesar de não ser a minha primeira licenciatura, tive muito obstáculos no caminho, muitas inseguranças e muitas dúvidas. Por isso, foi essencial o papel da minha mentora nos meus momentos mais difíceis.  Hoje em dia, enquanto mentora, tentei estar presente para as minhas mentorandas, na medida do possível, nas fases mais exigentes do ano letivo. Aprendi que às vezes uma conversa é o suficiente para aliviar a tensão de meses de estudo e avaliações intensas. O curso noturno acarreta situações de vida por vezes muito complicadas, alunos com vidas familiares e profissionais bastante exigentes, para quem o curso é realmente um compromisso de tempo e recursos.  E para estes alunos principalmente, faz falta uma mão amiga que os faça acreditar que são capazes nos momentos mais complicados. 

  • João Correia

    No ano passado, tive a oportunidade de participar como mentor. Fiquei surpreso e grato ao perceber que diversos mentorandos de outros mentores também me procuraram em busca de auxílio. Essa experiência demonstrou a importância da colaboração e da entreajuda entre nós, colegas de curso, criando uma cultura de apoio mútuo que fortalece a nossa comunidade académica.  Como mentor, fui procurado principalmente para esclarecer dúvidas relacionadas com software, questões administrativas e para compartilhar opiniões sobre as UCs. Foi gratificante poder contribuir para o progresso académico dos mentorandos, oferecendo apoio e orientação nessas áreas específicas. No contexto do curso noturno, enfrentamos desafios únicos como colegas de curso que equilibram responsabilidades familiares e profissionais por vezes bastante exigentes. É nesse contexto desafiador que o papel do mentor se torna fundamental entre nós, como colegas e amigos. No geral, o programa de mentorado foi uma oportunidade valiosa para o crescimento pessoal e académico, tanto para mim como espero que tenha sido para todos os mentorandos deste projeto.

Testemunhos dos Mentorandos

  • Nathália França

    Gostaria de expressar o meu reconhecimento e gratidão aos nossos Mentores e às Professoras Sara Ibérico e Paula Paulino por toda dedicação, paciência e tempo doado aos alunos. Logo nos primeiros dias, perguntei à minha mentora se ganhavam alguma coisa pelo trabalho que faziam e porque o faziam. Recebi como resposta: Porque um dia fizeram por mim! Aprendi com o PM o que é a Reciprocidade, sendo este programa muito importante para uma boa adaptação ao ensino superior. Em especial, gostaria de agradecer a Mariana Claro, a minha mentora. Não só por toda a ajuda e apoio, mas principalmente por me dar um puxão de orelhas quando é preciso e pela sua assertividade, tendo-se tornado num modelo a seguir! Gratidão!

  • Ana Oliveira

    O programa de mentorado que se encontra ao nosso dispor é uma mais valia! Este facilita bastante a entrada num ambiente desconhecido (primeiros anos de faculdade), assim como ajuda a acostumarmo-nos mais rápido a como esta funciona, desde: atitudes, sites a utilizar, entrega de trabalhos, métodos de estudo mais eficazes, entre outros.  No fundo é um guia bastante útil para que melhor e mais facilmente nos situemos neste novo espaço e com menos dificuldade e stress.

  • Mariana Rodrigues

    O projeto Mentorado é um apoio essencial para os alunos de 1° Ano que chegam e não sabem por onde começar. São todos super prestáveis e disponíveis a qualquer hora do dia! Como mentoranda senti-me super acolhida e ajudada por todos, principalmente pela minha Mentora. Senti-me segura e confiante durante todo o processo inicial e acredito que sem a existência deste projeto tal não era possível. Sinto-me grata a todos os mentores e principalmente à Mariana!

  • Ana Souza

    Chegar à Lusófona sem conhecer as pessoas, sem saber como tudo funciona foi um desafio rapidamente ultrapassado graças ao programa de mentoria. As reuniões são valiosas para preparar-nos para tirarmos melhor proveito do curso. E ainda poder contar com uma mentora dedicada e disposta a ajudar a responder as dúvidas que vão surgindo ao longo dos estudos ou, simplesmente, encorajar-me a continuar quando o cansaço vem, isto sim, já vale mesmo a pena participar do programa de mentoria.

  • Mariana Cabral

    O programa de mentorado foi o fio condutor fulcral para o sucesso do meu primeiro ano. Inicialmente em questões operacionais, introduzindo-me às especificidades logísticas da faculdade, desmistificando e simplificando os processos burocráticos, o acesso à informação e aos materiais de estudo. Rapidamente se transformou num grande suporte emocional para a gestão de stress e ajuste de expectativas, ajudando-me a melhorar as minhas competências pessoais para fazer face às exigências académicas com sucesso, ânimo e tranquilidade. Criei relações de amizade e deu-me vontade de continuar a fazer parte do programa enquanto mentora para devolver todo o apoio que recebi, pois senti que foi essencial para a minha integração positiva na faculdade

Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa | Tel.: 217 515 500 | Fax: 21 757 7006
Copyright © 2019 COFAC. Todos os direitos reservados.